quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista em parceria com a Secretaria da Educação estão realizando Palestra Sobre os Perigos do Uso do Cerol.

Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista em parceria com a  Secretaria da Educação estão realizando Palestra Sobre os Perigos do Uso do Cerol.



Estão sendo realizadas em algumas escolas municipais do ensino básico infantil, palestras referentes ao uso do cerol, seus riscos e consequências. As palestras estão sendo ministradas a alunos do 4º e 5º anos e fazem parte da Campanha Nacional “Cerol Não” e foi desenvolvido e adaptado para o público infantil laranjalense pela Guarda Civil Municipal
Durante as palestras, ministradas pelo GCM Cláudio, são feitos uso de vídeos e projetores que têm a finalidade de passar o tema de forma mais lúdica e divertida às crianças, sendo ministrados temas como riscos relacionados ao cerol e à linha chilena, que é quatro vezes mais cortante que o linha com Cerol, potencializando os seus efeitos e também os riscos com o seu uso.
Atualmente, a falta de educação e orientação tanto dos pais como dos filhos, fez da brincadeira inocente de empinar pipas, um risco às pessoas que fazem uso de vias públicas, sendo os motociclistas e ciclistas as suas maiores vítimas, além do grande risco que trazem ao serem empinadas perto de linhas de transmissão de energias, pois também podem acarretar choques elétricos e rompimentos de fios.
No estado de São Paulo, o uso, fabricação e comercialização de Cerol, Cortante ou similares em linhas de pipas e papagaios são proibidos por lei devido ao seus potenciais riscos à vida e à integridade física.
Segundo a GCM, o problema não é a brincadeira, mas sim o uso de substâncias cortantes na linha utilizada para colocar a pipa ou papagaio no céu, o que a torna um instrumento eficaz para trazer riscos às pessoas. Apesar da iniciativa da Guarda Civil Municipal em orientar as crianças sobre a forma correta de se brincar, cabe aos seus responsáveis educá-los, evitando que seus filhos façam o uso de linhas cortantes durante as brincadeiras.

Escolas e instituições que desejam ter palestras desse tema dirigido aos seus alunos e empresas podem entrar em contado com a Guarda Civil Municipal pelo telefone (15) 3283-1007.  A população pode colaborar com a diminuição do uso do Cerol denunciando através do telefone 199 da GCM. Quem quiser receber mais orientações sobre o tema ou sobre a campanha nacional “Cerol Não”, pode acessar o site cerol.com.br.
Fonte: Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista.

GCM CLÁUDIO/LARANJAL PAULISTA/SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário