sexta-feira, 28 de agosto de 2015

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE LARANJAL FOI UM DOS DESTAQUES NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE JUSTIÇA RESTAURATIVA.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE LARANJAL FOI UM DOS DESTAQUES NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE JUSTIÇA RESTAURATIVA.



Entre os dias 20 e 21 de agosto do corrente ano a Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista/SP – GCM representou o município no Seminário Internacional de Justiça Restaurativa que aconteceu no Município de     Santos/SP.

O Projeto de Justiça Restaurativa iniciou-se em Laranjal Paulista por meio da Secretaria de Educação com apoio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com a coordenação da Guarda Civil Municipal, que já desenvolve um trabalho social no Município, denominado “Laranjal Contra as Drogas”.
Segundo os GCMs, o projeto Justiça Restaurativa possui caráter universal, podendo a metodologia ser aplicada na resolução de conflitos ou outros tipos de convivência de maneira mais humanizada, em que vítima e agressor podem se olhar de frente e com o apoio dos guardiões, devidamente capacitados, entrar num entendimento justo e humano. Explicaram ainda que a meta principal deste projeto é atuar na prevenção, evitando que o jovem cometa atos violentos. Com o apoio efetivo da comunidade esse projeto visa ainda um modelo novo de policiamento, onde os GCMs buscam dentro da comunidade resoluções simples de conflito, que faz a diferença em termos de segurança pública. Os GCMs ainda ressaltam que a segurança pública, para ser eficiente, necessita do envolvimento da comunidade.
Em Laranjal Paulista foram capacitados 65 guardiões de Justiça Restaurativa pela Consultora Monica Mumme do Laboratório de Convivência. Dentre esses guardiões existem funcionários de todas as secretarias da prefeitura.
Laranjal Paulista além de ser polo irradiador de Justiça Restaurativa, reconhecido pelo Tribunal de Justiça, também criou um Núcleo Interinstitucional de Justiça Restaurativa (Município), que é o segundo do Estado. O núcleo tem como finalidade principal articular a rede pública para que os processos circulares tenham seus combinados devidamente cumpridos.
A GCM de Laranjal é a primeira instituição de Segurança Pública do país a trabalhar com o Projeto de Justiça Restaurativa.  
Em Santos o Seminário teve como tema “10 anos de diálogos para mudar realidades”; Onze Cidades puderam compartilhar suas experiências com Justiça Restaurativa e Laranjal foi uma das cidades-destaque no evento, apresentando a Oficina “Ações da Guarda Municipal: Articulações que constroem Diálogos Sociais”.
Juízes e Promotores de todo país participaram do evento, além de palestrantes internacionais destacando James R. "Chip" Coldren, Jr., PHD, Doutor do Programa Interdisciplinar de Liderança no Departamento de Justiça da Governors University –GSU em Chicargo EUA.  Chip Coldren participou da oficina de Laranjal Paulista.
Estiveram presentes ainda autoridades do nosso município, como o Prefeito Heitor Camarim Junior, a Juíza de Direito Dra. Eliane Cristina Cinto, Secretária de Governo Dra Rosa Maria Tiveron, Antonio Carlos Salgado Filho -  Secretário de Indústria e Comércio, Secretaria Assistência Social - Jessica Leite Alves e o senhor Marcos Moreira - Comandante da Guarda Civil Municipal, além de Diretores, Professores, funcionários do Tribunal de Justiça e demais funcionários da Rede do nosso Município.
A oficina de Laranjal iniciou-se com a fala da Dra Eliane Cristina Cinto – Juíza de Direito que dispôs sobre Justiça Restaurativa; em seguida o GCM Claudio Aparecido Raimundo fez a apresentação técnica do Projeto “Laranjal Contra as Drogas” e o GCM Alexandro Pedroso de Souza finalizou relatando sobre a humanização do agente de segurança, sobre o Núcleo Interinstitucional de Justiça Restaurativa, estatística, experiências em processos circulares e Segurança Pública e Justiça Restaurativa.
O evento foi considerado um sucesso e um marco para o pais.

Fonte: Gcm Pedroso

Gcm Cláudio/Laranjal Paulista/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário