domingo, 23 de agosto de 2015

GUARDAS MUNICIPAIS DE LARANJAL PAULISTA PARTICIPARAM DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE JUSTIÇA RESTAURATIVA NA CIDADE DE SANTOS.

Especialistas em Justiça Restaurativa se reuniram em Santos no Seminário Internacional.

Alguns dos principais especialistas em mediação de conflitos de jovens do Brasil e de outras partes do mundo participaram nesta quinta (20) e sexta-feira (21) do Seminário Internacional de Justiça Restaurativa, em Santos.
O evento, que faz parte da 27ª Semana da Educação Professor Paulo Freire, avaliou as experiências já desenvolvidas e alternativas de novos métodos.
Entre os palestrantes está o brasileiro João Salm, professor assistente do Departamento de Justiça Criminal em Chicago (Estados Unidos). Segundo ele, o Brasil tem se destacado internacionalmente na área de Justiça Restaurativa nos últimos 10 anos, principalmente em São Paulo.
“Santos tem feito um investimento fantástico na área da Educação, incorporou a prática e está fazendo um trabalho muito consistente”, disse Salm sobre o projeto-piloto desenvolvido desde o ano passado em nove escolas municipais.
Mesma opinião é compartilhada pelo pesquisador Chip Coldren, coordenador do Programa Interdisciplinar de Liderança no Departamento de Justiça Criminal da Universidade Estadual de Governadores (Chicago). “Vejo um lado muito positivo e avanços ocorrendo no Brasil, e outros países podem seguir o exemplo do País”.
Parceria
A juíza Colleen Sheehan, que preside a Justiça Juvenil do Condado de Cook – um dos maiores sistemas de corte juvenil dos EUA – ressalta a parceria de sucesso com a polícia local, experiência que será dividida no evento. “Desenvolvemos os círculos de paz, trazendo o ofensor e o ofendido para a reflexão e, no final, não há retaliação”.
Já Anna Bussu, professora assistente em psicologia social e do direito na Universidade de Sassari (Itália) tratará sobre como a adoção da prática no ambiente escolar e universitário pode contribuir para promover o bem-estar e habilidades para a vida. “O seminário é muito importante para promover uma nova ideia de Justiça Restaurativa e envolver a comunidade”, disse a especialista italiana.
No dia 21 de agosto os guardas municipais Cláudio e Pedroso apresentaram uma palestra aos participantes do evento na  Universidade Católica de Santos (Campus Dom Idílio) o projeto da Gcm de  Laranjal Paulista - “Ações da Guarda Municipal: articulações que constroem diálogos sociais”, contaram com a participação especial do pesquisador Chip Coldren, coordenador do Programa Interdisciplinar de Liderança no Departamento de Justiça Criminal da Universidade Estadual de Governadores (Chicago)..
GCM CLÁUDIO / LARANJAL PAULISTA / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário