terça-feira, 21 de novembro de 2017

Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista em parceria com a Secretaria da Educação inicia Palestras nas Escolas da Rede Municipal, com o tema “Os Perigos do Uso do Cerol”.

Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista em parceria com a  Secretaria da Educação inicia Palestras nas Escolas da Rede Municipal, com o tema “Os Perigos do Uso do Cerol”. 
Iniciou-se na data de hoje 21/11/2017 nas escolas municipais do ensino básico infantil, palestras referentes ao uso do cerol, seus riscos e consequências. As palestras estão sendo ministradas a alunos dos 5º anos e fazem parte da Campanha Nacional “Cerol Não” e foi desenvolvido e adaptado para o público infantil laranjalense pela Guarda Civil Municipal.
Durante as palestras, ministradas pelo GCM Cláudio Raimundo, são feitos uso de vídeos e projetores que têm a finalidade de passar o tema de forma mais lúdica e divertida às crianças, sendo ministrados temas como riscos relacionados ao cerol e à linha chilena, que é quatro vezes mais cortante que a linha com Cerol, potencializando os seus efeitos e também os riscos com o seu uso.  Atualmente, a falta de educação e orientação tanto dos pais como dos filhos, fez da brincadeira inocente de empinar pipas, um risco às pessoas que fazem uso de vias públicas, sendo os motociclistas e ciclistas as suas maiores vítimas, além do grande risco que trazem ao serem empinadas perto de linhas de transmissão de energias, pois também podem acarretar choques elétricos e rompimentos de fios.
No estado de São Paulo, a Lei Nº. 12.192, de 06 de janeiro de 2006,  proibe o  uso, a fabricação e comercialização de Cerol, Cortante ou similares em linhas de pipas e papagaios,  devido ao seus potenciais riscos à vida e à integridade física.
Laranjal Paulista conta com a Lei Municipal Nº. 3.126 de 08 de março de 2016, que dispõe sobre a proibição do uso, estocagem e/ou comercialização de " CEROL " ( mistura de cola e vidro moído ou pó de ferro) e produtos similares no Municipio de Laranjal Paulista e dá outras providências. 

Segundo o GCM Cláudio Raimundo coordenador pedagogico do projeto, o problema não é a brincadeira, mas sim o uso de substâncias cortantes na linha utilizada para colocar a pipa ou papagaio no céu, o que a torna um instrumento eficaz para trazer riscos às pessoas. Apesar da iniciativa da Guarda Civil Municipal em orientar as crianças sobre a forma correta de se brincar, cabe aos seus responsáveis educá-los, evitando que seus filhos façam o uso de linhas cortantes durante as brincadeiras.
Escolas e instituições que desejam ter palestras desse tema dirigido aos seus alunos e empresas podem entrar em contado com a Guarda Civil Municipal pelo telefone (15) 3283-1007.  A população pode colaborar com a diminuição do uso do Cerol denunciando através do telefone 199 da GCM.
Quem quiser receber mais orientações sobre o tema ou sobre a campanha nacional “Cerol Não”, pode acessar o site www.cerol.com.br.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista.
GCM CLÁUDIO RAIMUNDO / LARANJAL PAULISTA / SP

Um comentário:

  1. Boa tarde Cláudio é isso aí temos que começar com os alunos em sala de aula,sendo assim lá fora eles darão o exemplo e farão a diferença aos poucos nos GCMs e a nova geração vai mudando a mentalidade que cerol é um perigo e pode matar um ser humano.
    Parabéns para tds GCMs que vão afinco dando essas palestras é uma forma de educar e assim fazendo uma integração com nossas crianças um bom trabalho 🖒

    ResponderExcluir