quarta-feira, 5 de julho de 2017

GCM faz apreensão de pipa com cerol em dois bairros em Laranjal Paulista interior de SP.

 Ocorrências foram registradas nos bairros Alto dos Laranjais e Colinas dos Laranjais. Campanha visa coibir utilização de linha com Cerol e Chilena.

Em duas abordagens realizadas nesta terça-feira (04/07), a Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista (GCMLP), em patrulhamento preventivo pelo bairro da Alto dos Laranjais e no Colinas dos Laranjais, apreendeu 04 pipas e 07 latas de linha com cerol, que é uma mistura de cola com vidro moído.

Em plena campanha de combate ao uso do cortante, que é um perigo a motociclistas e transeuntes, a GCM mantém uma fiscalização mais intensa em áreas conhecidamente preferidas para a prática da brincadeira de empinar pipas. A campanha de conscientização “Pipa Feliz é sem Cerol” teve início em 10 de maio  nas escolas municipais com palestras de conscientização aos alunos do ensino fundamental e se estende até o retorno às aulas, em agosto.

Parte da ação aconteceu quando uma equipe do 'Patrulhamento preventivo', em ronda pela rua Mathias Pires de campos, avistou indivíduos soltando pipa. Ao notarem a aproximação dos guardas, alguns adolescentes fugiram deixando para trás três outros adolescentes que estavam em posse de latas de linha com cerol e 2 pipas. Todo o material foi apreendido os adolescentes qualificados e devidamente orientados sobre os Perigos do Uso do Cerol.

No mesmo dia, a  mesma  guarnição da GCM em patrulhamento pelo bairro vizinho abordou um grupo que também soltava pipas. Ainda acabou descobrindo que ali havia o uso do cerol. O trabalho dos guardas foi de orientação e explicação acerca dos perigos que o uso do produto pode significar, para o próprio usuário. Ali foram apreendidas 3 latas de linha com cerol e  2 pipas.

Em menos de um mês da campanha “Pipa feliz é Sem Cerol”, já foram registradas 10 ocorrências, com 7 latas de linhas com cerol apreendidas e 4 pipas recolhidas. Foram feitas mais de uma dezena de orientação e advertências.

Segundo as orientações do Gcm Cláudio coordenador do projeto " Pipa Feliz é Sem Cerol, soltar pipa é uma brincadeira divertida e muito bacana. Mas é importante brincar com responsabilidade. Por isso, na hora de soltar pipa:

- Escolha lugares abertos e longe da fiação elétrica, onde não haja grande acúmulo de pessoas;
- Nunca solte pipas perto de ruas e avenidas movimentadas. Há sempre o risco de atropelamento;
- Jamais solte pipas em áreas próximas de pistas de pouso e decolagem de aeronaves;
- Em hipótese alguma use cortante de qualquer natureza, principalmente o cerol e a linha chilena.

Para a Guarda Municipal, a população pode ser a grande parceria no combate ao uso do cortante. Para denunciar, o cidadão deve entrar em contato com os telefones  da GCM pelos telefones: (15) 3283-1007 e 199.
Fonte: Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista.

 GCM CLÁUDIO RAIMUNDO / LARANJAL PAULISTA / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário