domingo, 6 de dezembro de 2015

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE LARANJAL PAULISTA PARTICIPARÁ DE PASSEATA EM PROTESTO CONTRA O USO DO CEROL NAS LINHAS DE PIPA.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE LARANJAL PAULISTA PARTICIPARÁ DE PASSEATA EM PROTESTO CONTRA O USO DO CEROL NAS LINHAS DE PIPA.




         Motociclistas e convidados se reunirão na tarde do próximo sábado (12)  no posto Bela vista(Shell) para uma manifestação contra o uso de cerol nas linhas de pipa. A "MOTOCIATA", como a passeata foi chamada, faz parte da Campanha Nacional “Cerol Não”,  tem como objetivo principal  a conscientização dos perigos dessa brincadeira assassina, bem como  distribuir e instalar antenas nas motos para evitar acidentes.
         Laranjal Paulista existe a lei proibindo o uso da mistura de vidro moído com cola. A lei municipal 2.680, de 27 de fevereiro de 2009, proíbe a venda comercial e o uso de cerol em linhas de pipas, papagaios, pandorgas e semelhantes.
No mês de julho passado, um motociclista morreu ao ser ferido por uma linha de pipa no município de Cerquilho, o motociclista foi ferido no pescoço e caiu na pista. Ele foi socorrido por uma equipe médica da concessionária que administra a via, de acordo com os socorristas, o motociclista já encontrava-se morto no momento do atendimento.

                                                                       
Laranjal vai tremer ao som dos motores e muito Rock'll.


Sábado 12 de Dezembro, à partir das 14h com saída do posto Shell.  Rua Governador Pedro de Toledo

MOTOCIATA em conscientização CONTRA o uso do Cerol, seguindo para o DECEMBER ROCK no ACKASO eventos, Rock de primeira, tocando verdadeiros clássicos, Amigos, irmãos motociclistas, motoqueiro, motoboy, juntem-se a nós nessa Causa....

 "CEROL NÃO, CORTE ESSA IDÉIA".

Foram realizadas durante todo o decorrer de 2015, nas escolas municipais do ensino básico infantil, palestras referentes ao uso do cerol, seus riscos e consequências. As palestras foram  ministradas a alunos do 3º, 4º e 5º anos e fazem parte do projeto  “Pipa Feliz... É sem Cerol” que foi desenvolvido e adaptado pelo GCM Cláudio para o público infantil laranjalense. 

Durante as palestras, ministradas pelo GCM Cláudio,  foram utilizados  vídeos  e projetores que têm a finalidade de passar o tema de forma mais lúdica e divertida às crianças, sendo ministrados temas como riscos relacionados ao cerol e à linha chilena, que é quatro vezes mais cortante que o linha com Cerol, potencializando os seus efeitos e também os riscos com o seu uso.
Atualmente, a falta de educação e orientação tanto dos pais como dos filhos, fez da brincadeira inocente de empinar pipas, um risco às pessoas que fazem uso de vias públicas, sendo os motociclistas e ciclistas as suas maiores vítimas, além do grande risco que trazem ao serem empinadas perto de linhas de transmissão de energias, pois também podem acarretar choques elétricos e rompimentos de fios.



No estado de São Paulo, o uso, fabricação e comercialização de Cerol, Cortante ou similares em linhas de pipas e papagaios são proibidos por lei devido aos seus potenciais riscos à vida e à integridade física.

Segundo o GCM Cláudio, o problema não é a brincadeira, mas sim o uso de substâncias cortantes na linha utilizada para colocar a pipa ou papagaio no céu, o que a torna um instrumento eficaz para trazer riscos às pessoas. Apesar da iniciativa da Guarda Civil Municipal em orientar as crianças sobre a forma correta de se brincar, cabe aos seus responsáveis educá-los, evitando que seus filhos façam o uso de linhas cortantes durante as brincadeiras.

Escolas e instituições que desejam ter palestras desse tema dirigido aos seus alunos e empresas podem entrar em contado com a Guarda Civil Municipal pelo telefone (15) 3283-1007. A população pode colaborar com a diminuição do uso do Cerol denunciando através do telefone 199 da GCM. 

Quem quiser receber mais orientações sobre o tema ou sobre a campanha nacional “Cerol Não”, pode acessar o site cerol.com.br.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista.

GCM CLÁUDIO / LARANJAL PAULISTA / SP

Um comentário:

  1. Parabéns a Guarda Municipal de Laranjal Paulista, em especial aos GCM's Claúdio e Marinaldo! O nosso muito obrigado! Marcos e Ana ( Amantes do Vento - Laranjal Paulista)

    ResponderExcluir