quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ABSURDO: Mexeu com Guarda Municipal preocupada com população, mexeu conosco... Segundo informações extra-oficiais, Guarda de São Manuel não pode mais auxiliar as Polícias Civil e Militar! A partir de agora só pode zelar pelo patrimônio público!!

ABSURDO: Mexeu com Guarda Municipal preocupada com população, mexeu conosco... Segundo informações extra-oficiais, Guarda de São Manuel não pode mais auxiliar as Polícias Civil e Militar! A partir de agora só pode zelar pelo patrimônio público!!

Guarda Municipal de São Manuel efetuando prisão!

Gente amiga do Blog Cornetando!!! Recebemos na tarde de ontem a informação de que a nossa Guarda Municipal, que tem sido tão eficiente nos últimos anos, auxiliando as Polícias Civil e Militar, não poderá mais executar esse serviço.

Aliás, segundo nos passaram extraoficialmente, essa informação nem era pra ser divulgada. 

O que nos chegou foi o seguinte: todos os guardas municipais foram obrigados a assinarem um documento elaborado pela Doutora Michella, Diretora de Segurança e Trânsito da Prefeitura local, a pedido da administração de Marcos Monti, sobre a atuação da Guarda Municipal na cidade. 

Esse documento tira o poder da Guarda Municipal na atuação de ocorrências aos munícipes.

Guarda efetuando outra prisão!

A partir de agora os Guardas não podem atender um assalto ou a população em geral, pois, segundo pregam, o Artigo 144, no parágrafo 8, fala que a Guarda Municipal cuida dos bens, serviços e patrimônio.

Mas, cá entre nós, qual maior patrimônio de uma cidade??? Claro... a população.

No entanto, enquanto muitas cidades da região investem pesadamente em suas Guardas para que, além de cuidar do patrimônio público, também auxiliem as Polícias, aqui em São Manuel, ao invés de tentarmos aumentar o treinamento, investirmos mais, darmos estrutura melhor e fazer com que esteja disponível no atendimento e auxílio à população, simplesmente RETIRAMOS esse trabalho de cena e jogamos a nossa Guarda Municipal no papel de coadjuvante.

Guarda atendendo ocorrência!!!

Sim. É uma discussão acirrada e acalorada a respeito das funções de uma Guarda Municipal.
Existem até Projetos correndo em Brasília para que elas sejam armadas, treinadas e municiadas para que exerçam um papel maior dentro das comunidades.

Muitas cidades já conseguiram treinamentos especializados para que elas façam o papel de polícia, enfrentando cara a cara a violência diária.

Aqui não. Após assinarem esse suposto documento, os Guardas ficam relegados a cuidarem de prédios públicos, praças e afins... Simples assim.

Caso precisemos da Guarda, até onde entendi, numa ocorrência de violência doméstica, ou de captura de animais, não poderemos mais contar com ela. Esse documento entende que esse não é o papel de uma Guarda Municipal.

Ainda haverá muita discussão e as opiniões divergirão ferrenhamente.

No entanto, caso seja confirmada essa informação, cabe aqui algumas questões primordiais:

De que valeram os treinamentos de combate à violência e ao crime praticados pelos Guardas em cidades vizinhas?

A Guarda Real, que disponibiliza 5 Guardas para a segurança do Prefeito(aprovada pela Câmara), deixará de existir?

Ou vão argumentar que um Prefeito é patrimônio público?

Já publiquei diversas ocorrências da Guarda, onde indivíduos que traficavam drogas foram presos. Agora, caso nossos Guardas deparem-se com esse tipo de crime(muito comum e fácil de ver pela cidade), deverão fazer vista grossa?

Já vi Guardas fazendo segurança no centro da cidade, principalmente em dias de pagamento. Não teremos mais esse serviço importante?

Até outro dia, em matéria da própria Prefeitura, se divulgava o orgulho de novas aquisições para a Guarda melhorar seu apoio à segurança da cidade.
Agora me respondam: o que que eu vou dizer lá em casa, hein?

Não sei a opinião de vocês e nem sou favorável que Guardas, sem treinamento ou contra a Lei, utilizem armas, façam abordagens ou efetuem prisões.

Por isso, várias cidades estão conseguindo mudar essa Lei para que estes profissionais determinados nos ajudem a termos segurança e mais tranquilidade.

Não seria hora do Prefeito, do Deputado, da Diretora(que é Delegada), usarem de seus contatos e experiências afim de nos dar uma Guarda cada vez mais aplicada no combate ao crime?

Com a palavra a Diretoria de Segurança e Trânsito, por favor...
 
 
GCM CLÁUDIO / LARANJAL PAULISTA / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário