sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PESQUISA - PERFIL DAS ARMAS DO CRIME

SOU DA PAZ DIVULGA ESTUDOS SOBRE O PERFIL DAS ARMAS DO CRIME


Quais são as armas utilizadas nos crimes? Que características possuem? Em que crimes são apreendidas? Qual o perfil das pessoas que as portavam no momento da prisão? Estas são as perguntas respondidas pelo estudo “As armas do crime”, lançado hoje pelo Instituto Sou da Paz que possibilita uma melhor compreensão do fenômeno da violência armada e de alguns desafios para sua redução.

Com base nos dados da pesquisa “Prisões em flagrante na cidade de São Paulo”, divulgada pelo Instituto Sou da Paz em 2012, este estudo se focou na análise das armas que abastecem a criminalidade e ameaçam a população: são em sua maioria revólveres e pistolas de fabricação nacional (Taurus e Rossi – 68%) e de calibre permitido (69%). O estudo demonstra ainda que 40% delas possuem numeração intacta, o que possibilitaria um trabalho das polícias para rastrear os principais canais de desvio de armas.

Os resultados reforçam a importância do Estatuto do Desarmamento para evitar crimes e retirar armas e criminosos de circulação. Praticamente metade das pessoas presas por violarem algum artigo do Estatuto possuíam antecedentes criminais. Dos presos em flagrante por porte ou posse ilegal de armas, 6,4% já haviam sido indiciados por homicídio anteriormente, o mais alto comparado aos demais crimes pelos quais as pessoas foram presas em flagrante.

Clique aqui para baixar o estudo completo
http://app.soudapaz.org/c/?13284.90.284860.0.1.1768.9.1954402.0.10.1939.0.136281.0.1.5e704


GCM CLÁUDIO / LARANJAL PAULISTA / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário