terça-feira, 24 de julho de 2018

*Laranjal Paulista/SP Realiza Encontro a Nível Nacional de Facilitadores de Justiça Restaurativa


O Grupo Gestor de Justiça Restaurativa de Laranjal Paulista/SP e Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista através do Projeto GAPE da Guarda Civil Municipal, com apoio do Ferroviário Futebol Clube e voluntários, promoveram na ultima sexta feira dia (20/07/2018), o 1º Encontro de Facilitadores/Gestores de Justiça Restaurativa de Laranjal Paulista/SP. Contou com presença de pessoas de diversas cidades do estado de São Paulo e de algumas localidades de outros estados, destacando a presença de muitos agentes de segurança pública. Foi uma partilha de conhecimentos e expectativas, os participantes puderam assistir a apresentação de dois painéis dos vários fluxos de trabalhos de Justiça Restaurativa aplicados em Laranjal Paulista, sendo um de Medidas Socioeducativas pré-processual denominado de “Justiça Restaurativa e Adolescentes Infratores: Uma Nova Possibilidade”, projeto esse escrito e coordenado pelas técnicas de medidas Sócio educativas de Laranjal Paulista Graziela Belinassi e Marilia Grando Viotto, outro painel que chamou a atenção dos participantes foi o “Clube de Paz” do Núcleo de Formação e Promoção São Vicente de Paulo, este painel foi apresentado pela Coordenadora Irmã Juliana Gabriela Fortunato de Souza, Irmã Eva, Professora Rita Deliziê Mazzaro, e Assistente Social Leidiane Cristina Morim, além dos adolescentes Thiego, Wesley, Paulo, Britney e David que deram um show e emocionaram e encantaram a todos.
          A Justiça Restaurativa é uma das formas adequadas de trabalhar os conflitos, agressões, bullying, atos infracionais praticados por jovens, etc... As pessoas que trabalham com Justiça Restaurativa que são chamadas de “Guardião ou Facilitador”, afirmam que as praticas são infinitas, e se encaixa em qualquer espaço, pois tratam-se de praticas criativas respeitando os princípios e valores da Justiça Restaurativa, em Laranjal a técnica mais usada é a do Processo Circular, metodologia orientada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo.
        A abertura do evento contou com a Presença de Autoridades como o Prefeito de Laranjal Paulista Dr. Alcides de Moura Campos Junior (anfitrião) e alguns Secretários Municipais, contou ainda com a presença especial do Desembargador Dr. Antonio Carlos Malheiros um dos mais renomados do Estado de São Paulo, contou também com as presenças do Juiz Dr. Egberto de Almeida Penido citado no evento como Grã Mestre de Justiça Restaurativa e Pai da Justiça Restaurativa no Brasil, da Juíza Dra. Eliane Cristina Cinto da Comarca de Laranjal (uma das anfitriãs) coordenadora do TJ do setor Justiça Restaurativa do Judiciário de Laranjal e pesquisadora do tema, do Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Tatuí e Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa de Tatuí Dr. Marcelo Nalesso Salmaso, além da Presença efetiva dos Comandantes da Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista, Roseval Wilson Fernandes e Leandro Francisco Alves  Manuel e do Coordenador Pedagógico do Projeto GAPE GCM Cláudio Aparecido Raimundo, além do Comandante da 3º Companhia da Policia Militar Capitão Cunha.
       
Laranjal Paulista é uma das únicas Cidades do Brasil que possui um Núcleo Interinstitucional de Justiça Restaurativa que é integralmente coordenado pela Prefeitura (GCM) em parceria com o Judiciário, atualmente os coordenadores são os GCMs Alexandro Pedroso de Souza e Luiz Alexandre Faulim. O evento foi estruturado com apresentações artísticas, e teve a participação especial da Banda Municipal Maestro Giocondo Cordoni, dos artista Rosana do Carmo Fortunato e Airton Aparecido Martins professores de música do Núcleo São Vicente de Paulo e da contadora de histórias Elisa Goldonni Barijam Rodrigues.
       Na segunda parte do encontro foram realizados 4 Círculos simultâneos, dialogando sobre desafios, avanços e possibilidades de aplicações de Justiça Restaurativa nas mais diferentes áreas, e o encerramento foi marcado com um grade círculo onde os facilitadores/participantes se despediram numa cerimônia de encerramento.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista.

GCM CLÁUDIO RAIMUNDO / LARANJAL PAULISTA / SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário