sábado, 17 de agosto de 2013

Prefeitura de São Paulo desiste de operaçao delegada bico oficial de policiais militares.

Prefeitura de São Paulo esvazia bico oficial de policiais militares


 
PM fiscaliza ambulantes (Alessandro Shinoda - 28.mar.2011/Folhapress)A Prefeitura de São Paulo também anunciou ontem um esvaziamento da Operação Delegada, bico oficial de PMs, criado durante a gestão Gilberto Kassab (PSD).
O prefeito Fernando Haddad (PT) desistiu de que manter essa operação para patrulhamento noturno na periferia, em que os PMs ajudariam na fiscalização do Psiu e no combate aos "pancadões".
Segundo a secretária Leda Paulani, esse projeto não foi bem visto pela população, que "considera a Polícia Militar violenta".
A prefeitura ainda afirmou que não houve interesse dos policiais militares.
Em março, a reportagem mostrou que só 120 policiais haviam manifestado interesse pelas 1.300 vagas abertas para esse bico oficial.
Em abril, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Fernando Haddad haviam assinaram um acordo pelo qual o "bico oficial" de policiais militares, em vigor desde 2009 em São Paulo, seria estendido para a fiscalização de casas noturnas, barulho e patrulhamento de locais públicos, como parques.
Até então, a Operação Delegada era destinada só ao combate a camelôs.
Com a mudança, um terço dos PMs iria atuar à noite. A prefeitura gasta anualmente R$ 150 milhões para pagar os policiais que, na folga, são destacados para atuar fardados em atividades do município. Cada policial recebe um "extra" da prefeitura de até R$ 1.894 por mês. Havia até 3.898 homens no "bico oficial".

BICO POLÊMICO
 
Na operação delegada, os PMs prestam serviço para a prefeitura no horário de folga. A escala dos PMs costuma ser assim: de cada 12 horas trabalhadas, o PM tem de descansar 36. Quem é contra a operação diz que esse horário deveria ser usado só para descanso. Já os que são a favor, afirmam que haver PMs nesses períodos nas ruas reforça a segurança nas regiões onde atuam e evita que eles façam bicos de segurança, o que é considerado irregular.
  
Fonte: http://folha.com/no1327997

GCM CLAUDIO / LARANJAL PAULISTA / SP

Um comentário:

  1. É uma vergonha que, municípios que possuem GMs tenham que contratar PMs para fazer esse tipo de trabalho, desprestigiando os GMs em favor de servidores de outra esfera administrativa. Aqui em Maceió, quiseram fazer isso, mas não deixamos.

    ResponderExcluir