sexta-feira, 24 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL,VIGILANTE E VIGIA. SAIBA DIFERENCIAR!


GUARDA MUNICIPAL,VIGILANTE E VIGIA. SAIBA DIFERENCIAR!

     Embora na nossa realidade, e creio que em todos os lugares existam Guardas Municipais, Policiais e outros, que, por pura preguiça ou falta de coragem mesmo, preferem ser vigias, com todo respeito a esse labor e estes profissionais, não se esforçando para engrandecer as suas profissões e alça-las ao topo, resolvi postar uma matéria que resume rapidamente a diferenciação existente entre Guardas Municipais, Vigilantes e Vigias. Todos nós conhecemos alguns "moitas" que talvez exerçam o trabalho errado, não produzem e somente esperam o fim do mês para receber o salário.Geralmente estes recebem menos,pois quem não se esforça não tem o mérito como recompensa. Vejamos as diferenças: 

Vigilante: Aquele que exerce a função de segurança em um Shopping, Banco ou outro, oferecendo proteção, não apenas ao patrimônio das pessoas que ali trafegam e trabalham, mas também em relação aos seus patrimônios, coibindo qualquer ato de violência que fosse praticado dentro do estabelecimento. A sua função não apenas resguarda a vida e o patrimônio das pessoas, como gera, em quem frequenta o Shopping, a sensação de estar resguardado, protegido. É nisto que investe a empresa que contrata um "segurança" e é nisto que acreditam as pessoas que veem a vigilância ostensiva do estabelecimento. 


Vigia: Funcionário que presta atividade como a do simples vigia ou porteiro, que apenas toma conta do patrimônio, desarmado, e pode ser facilmente rendido por qualquer ato de violência externa. Ele apenas toma conta do estabelecimento que se encontra fechado. As funções desenvolvidas pelo vigia, mais brandas e de modo menos ostensivo, não se confundem com as do vigilante.Geralmente não estão uniformizados ,no máximo ostentando indumentária sem nenhuma marca parente de agente de segurança. 


Guarda Municipal: O Guarda Municipal é o servidor efetivado em concurso público,pertencente aos quadros de uma Guarda Municipal instituída ou de um grupamento de Guardas,encarregado , segundo a constituição federal da proteção dos bens , serviços e instalações municipais, conforme dispuser a lei.Nos dias de hoje ,os Guardas Municipais reforçam também a segurança pública auxiliando as Policias estaduais e até federais.Recebem treinamento antes de exercerem suas atividades e podem trabalhar ostensivamente usando viaturas caracterizadas, armamento letal ou não letal. O porte de arma institucional se restringe a servidores residentes em cidades com mais de 50.000 habitantes,mas o Guarda Municipal em cidades menores pode requerer o porte particular,inclusive com isenção de taxas e usar para sua proteção no trabalho e na defesa da sua família e residência.A denominação pode variar entre Guarda Municipal ou Guarda Civil Municipal,não existindo diferença no serviço.A cor padrão dos uniformes dos Guardas Municipais é o azul-marinho,sendo poucas aquelas que não adotam esta cor.As guardas Municipais são organizações eminentemente civis,não adotando regime militar como preceito.Os Guardas Municipais podem portar e trabalhar com o revolver.38, a pistola .380 e espingarda calibre 12 ,desde que com o devido porte regulamentado, particular ou funcional. 

ESTE MATÉRIA É ENDEREÇADA AQUELES QUE DESEJAM SABER DIFERENCIAR E APRENDER MAIS UM POUCO SOBRE PROFISSÕES ASSEMELHADAS E AO MESMO TEMPO TÃO DISTINTAS. 


Texto: Direção-Geral da GMJS. 
Fonte: GUARDA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ/RN

GCM CLÁUDIO / LARANJAL PAULISTA / SP

4 comentários:

  1. Somos unidos pelo ideal e pela profissão que exercemos. Embora haja diferença entre as funções, quando surge o perigo somos todos iguais, pois o marginal, na hora da ação delituosa, não diferencia policiais, guardas municipais, vigias, vigilantes nem segurança.

    Deixo como homenagem a todos guerreiros o link abaixo com a música PROFISSÃO CORAGEM, de minha autoria.

    https://www.youtube.com/watch?v=vUywafuGxss

    Grande abraço, Claudio

    ResponderExcluir
  2. Promotor e a Guarda Civil Municipal
    Nobre promotor é mais um a usar do cargo público "poderoso" para induzir o cidadão comum a acreditar em falácias. Expõe a Constituição Federal, que segurança pública é dever todos. O Estado é responsável pela segurança pública. O Estado é o Estado Democrático de Direito, criado para "organizar e dirigir” a sociedade. O município é um estado. Temos, a expressão Estado, ao longo de todo texto da Carta Magna, grafada com letra inicial maiúscula, está escrito nos capítulos da educação, dos desportes, da cultura, da saúde, etc., o município (estado) atua em todos eles. Na educação, na saúde, na cultura e no esporte.
    Município, menor ente federativo da republica brasileira. No artigo 144, parágrafo 8º da CF, faz referência a uma lei, "conforme dispuser a lei", a lei a que ela se refere, é a Lei Orgânica Municipal ou a criada pelo legislativo municipal com a sanção do executivo.
    Já há jurisprudência quanto “ao cuidar da vida do cidadão”, entender-se que a vida é o maior patrimônio das pessoas, a ser protegido pelo município.
    Em seus argumentos, tendencioso, diga-se, o senhor fala de um suposto excesso cometido por guardas municipais. Utilizando de seu próprio argumento é chegada a hora, então, de analisar também os excessos das polícias militares e civis haja vista serem elas, instituições que mais "EXCESSOS" cometem contra o cidadão e o Estado Democrático de Direito. Excessos, nobre representante do Ministério Público, existem em qualquer instituição, pois, são elas compostas por pessoas, o que é perfeitamente normal, o que não será normal é não minimizarmos quando ocorrem tais excessos.
    Os Ministérios Públicos já foram acusados por excessos. Concorda? Outro ponto apresentado em seu argumento, é a citação do Filme Tropa de Elite, e, vê-se em sua escrita um certo "ar" pejorativo, é, o senhor, detentor do poder de ler mentes e saber o que se passar nas mentes dos outros; ter o dom para afirmar que os guardas estão querendo ser os "capitães Nascimento".
    Nobre representante do MP. É fato que a insegurança que tomou conta, que assola o Estado brasileiro não é culpa da guarda municipal, e não será a atuação dela na segurança dos munícipes que contribuirá e/ou aumentará a insegurança, pelo contrário, ela ajudará, e muito, à proteção do cidadão. O sistema de segurança pública, nosso de cada dia, está falido e é arcaico. Nosso modelo de polícia trás, em seu DNA, resquício da ditadura militar (1964 - 1982). Somos um entre quatro países no mundo que tem polícia militarizada. Os outros três, Somália, Gabão e Vietnã. A ONU/PNUD recomendou, ano passado, a extinção das polícias militares. A Corte Internacional de Justiça colocou, recentemente, o Brasil "algemado” no banco de réu, pelos crimes cometidos por policiais militares em 1992.
    Seria muito mais produtivo se, o senhor, homem da lei que é e “poderoso, conhecedor e ciente da verdade” (pois aqui no Brasil juiz e promotor são quase Deuses) colher argumentos e força para melhorar a segurança do município defendendo mais investimentos na guarda, mais fiscalização, mais capacitação que ficar defendo ou induzindo ao povo a acreditar que a guarda é inviável como agentes de segurança municipal. Está, nobre doutor, mais que evidente que as policias não conseguem prevenir e policiar as lacunas que hoje, as diversas guardas municipais do Brasil vêm prevenindo e cobrindo com muita propriedade.
    Com seus argumentos de "excessos e tropa de elite" querer, o senhor, justificar e passar que excessos são coisas apenas de guarda municipal, é o mesmo que o guarda afirmar que todo magistrado é Nicolau. Nobre promotor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não acho relevante na sua postura taxar o Vigia Municipal como um simples mero servidor.... Acredito que rebaixando uma categoria para alavancar a outra não leva a nada, trabalhei de vigia municipal e oque você citou sobre a função é porque você nunca foi Vigia... posso estar enganado... Pois o Vigia, é cargo de Ensino Fundamental como algumas guardas ainda são... possui um treinamento de 15 dias consegue fazer os cursos do SENASP Secretária de Segurança Nacional - no concurso além da prova é exigido TAF e avaliação piscologica. Seu problema no posto é de estar sempre em risco, não possui armamento e equipamento, ganha um salário baixo para cuida do próprio não sei se você sabe mas em osasco o vigia que fica em 80% dos próprios, sujeito a crescimento dessa porcentagem devido os guardas estarem cada vez mais fazendo um policiamento ostensivo e isso não é ruim parabéns aos Guardas por isso, mas não significa que o patrimônio não tenha problemas ainda mais com o atendimento publico que é precário o Vigia fica sem nenhum tipo de equipamento para proteger a sua vida em Pronto Socorro onde acontece muita mortes de pessoas, Hospitais atendimento ruim dos médicos, Centro de referencia que são mini febéns, Albergues contato com todo o tipo de morador de rua, e muitos outros. Acho que deve-se analisar que o mundo evolui juntamente as percepções sobre determinadas coisas também Tenho muito respeito e admiração pela Guarda mas em determinados lugares o Vigia Ajuda e muito no suporte para Guarda sair pra rua e apoiar o policiamento preventivo...que ao meu ver é oque será no futuro. O VIGIA hoje é a moeda de economia das administrações publica municipais para economizar com o GCM que possui armamento, treinamento de 3 meses e fardamento.

    ResponderExcluir