quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO DO CD NAVAL


LANÇAMENTO DO LIVRO DO CD NAVAL

O Classe Distinta Mauricio Domingos da Silva Naval lança o livro, A Revolução na Segurança Pulbica. Em 116 páginas a obra uma trajetoria das Guardas Municipais e o destaque especial a corporação de São Paulo,instituição a qual o CD Naval faz pertence.
A publicação os avanços e retrocessos durante as gestões desde a criação  da Guarda Civil Metropolitana iniciativa do Prefeito Jânio Quadros, em 1986. " É uma reflexão sobre todo este nosso caminho", finalizou o Classe Distinta.

Créditos: Jornalistas Fátima Brito / Ivonete  Pereira Fotos: GCM Ulisses


Segue abaixo pequena introdução do livro.



INTRODUÇÃO

Este livro traz informações verídicas sobre a vida de um servidor público, um Guarda Civil Metropolitano, ou seja, um Guarda Municipal. Eu, Maurício Domingues da Silva, um Guarda Municipal por excelência, me perdoe a falta de modéstia, mas assim deve ser todo Guarda Municipal, um Servidor por excelência. A primeira parte da obra descreve episódios da minha experiência de vida, como a origem da família em Minas Gerais e a transferência para São Paulo. O meu ingresso nas Forças Armadas no Rio de Janeiro e a despedida do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira em busca de novos horizontes. Finalmente, resgata o meu ingresso na primeira turma da Guarda Civil Metropolitana do Município de São Paulo.

Através dos relatos, proponho na segunda parte, um novo e ousado modelo de polícia municipal, elaborado ao longo de 26 anos como Guarda Civil Metropolitano, vividos ao lado de lideranças valorosas deste segmento da Segurança Pública.

Comparando o atual sistema de segurança do país com o crescimento ininterrupto da violência, demonstro o quanto precisamos evoluir, desde a reformulação do sistema carcerário até a filosofia aplicada pelas polícias estaduais. Apresento as Guardas Municipais como a esperança da problemática segurança pública, tendo como referência, as experiências dos municípios que criaram suas Guardas Municipais, notícias dos veículos de comunicação, que trazem exemplos vultosos, como é o caso dos sequestros do famoso publicitário Washington Olivetto, de Silvia Abravanel, filha do apresentador Silvio Santos, e também o sequestro da mãe do jogador Grafite, ex-jogador do São Paulo Futebol Clube. Nos três casos as Guardas Municipais agiram com eficácia.

Retrato também o contraste da Violência x Segurança, demonstrando que estamos perdendo a batalha de uma maneira vergonhosa, graças a nossa ineficácia e incapacidade de lutar contra o sistema corrupto do nosso poder público, tanto no executivo, legislativo como no judiciário. Apresento ainda, as muitas maneiras que utilizei para levar à sociedade a discussão acerca do tema, como os sites www.guardasmunicipais.com e www.guardasmunicipais.com.br, os blogs, panfletos, jornais, participação e divulgação de congressos, fóruns e programas de rádio (SOS Segurança, a Voz das Guardas Municipais), além da minha entrada para a vida política como candidato a deputado estadual em 2002.

Na terceira parte do livro, disponibilizo meios para a implantação da Guarda Municipal. Cito, de forma farta, leis que amparam sua implantação e atuação operacional, proponho modelo de organograma de funcionamento e dou exemplos de várias Guardas Municipais existentes em todo o país.

Próxima do cidadão, a verdadeira polícia comunitária, nascida na própria localidade, com o conhecimento das peculiaridades da região, necessário para o homem que faz segurança pública, que cuida da comunidade local. Defendo o princípio de que a segurança de um povo deve ser feita por uma polícia civil sob a responsabilidade do município, uma vez que o Estado e União encontram-se geograficamente distantes da realidade local.

O Autor

P.S - Para adquirir o livro solicite pelo email d.naval@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário