quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ACORDO COM TRAFICANTE!!! ATÉ QUANDO?


ACORDO COM TRAFICANTE!!! ATÉ QUANDO?



As realidades contatadas aqui muito já conhecem, mais sempre causa grande debate quando colocado em pauta. 

Um web jornal da cidade de fortaleza descreve a rotina de escolas estaduais e municipais aonde diretore(a)s fecham parcerias com criminosos, para que o bom andamento das aulas siga com tranqüilidade, é consabido entre os alunos e professores. 

Assim menciona um aluno de 13 anos, em uma escola municipal:


“Não implicam aqui com a gente, não. Se eles entram com uma arma (na escola), deixam no canto e vão jogar de bola”

A diretora da escola municipal enfatiza em dizer:

“É uma realidade tão difícil que a gente precisa apelar para esses jovens criminosos. Não temos opção”

Nada de diferente encontra-se na escola Estadual, onde a diretora reclama:

 “Não chamamos a Polícia, porque os policiais não podem permanecer, quando os policiais forem embora, quem vai estar por nós?

Sendo assim, a diretora telefonou para um dos chefes do tráfico, para cobrar o respeito em uma espécie de “acordo”. 

Frente à divulgação à policia se resume a dizer, que tinha os registros pelo tipo de violência e não pelos locais em que acontecem. As secretarias da Educação também apontaram que não tinham os registros de insegurança. Clique aqui e entenda a noticia
Até aí, vemos que esta situação não transcorre apenas em Fortaleza, mais em todos Estados Brasileiros e também é de conhecimento das autoridades ligadas ao assunto, mesmo que eles neguem.

A complexidade do problema, não pode e não deve ser tratado apenas com policia, para resolução do caso, mais partiremos de forma objetiva pela ótica da segurança. 

Para garantir acesso a Educação foi criados vários módulos educacionais dentro das comunidades em todo território nacional, muitas destas com histórico de violência e domínio do trafico. Outra medida feita, foram a escolas-abertas, aonde em dias pré-determinados todos podem adentrar e fazer uso das instalações e equipamentos, aonde tentam fazer que a comunidade ajude a cuidar do ambiente, oferecendo maior integração com a sociedade, e é mais uma atividade para que jovens não fiquem ociosos, não deixando de mencionar que as escolas hoje, não reprovam mais no chamado método de aprovação automática.

Esse breve e resumido relato descreve de forma como é vista a educação em nosso país, (de forma inócua, mais é vista), e é aí que mora o perigo... 

As fracas políticas adotadas em prol da municipalidade e a fraca atuação do Estado, que visam ações eleitoreiras a fim de angariar votos e funcionários sem o mínimo de preparo para adoção de medidas efetivas, contribuem para esse espanto relatado. Como pode qualquer serviço público ser instalado, sem antes o ambiente ser “preparado” pelas forças policias. 
Não podemos nos acostumar e aceitar “acordos” de funcionários públicos com o crime, vários métodos de policiamento existem justamente para serem adotados, como o P.O.P (Policiamento Orientado para o Problema), policia comunitária, método I.A.R.A (Identificação, Anáise, Resposta e Avaliação), estatísticas dos crimes (Infocrim), diversas operações visam o controle da situação, etc...Aonde agentes designados, iniciam os trabalhos focados na prevenção dos ilícitos de cada localidade, respeitando os direitos humanos e fazendo o que determina a lei, ganhando a confiança da comunidade, que começara a trabalhar de forma conjunta com a policia. (vale ressaltar que quando menciono policia, segue no contexto a Policia Militar, Policia Civil, Guarda Civil Municipal), em um trabalho de forças integradas. Visando uma maior atuação dos agentes de segurança ampliando assim, as funções sociais de cada corporação envolvida.


Após esse passo, (e acredito que o mais importante) coloca-se me prática as instalações públicas, no caso em tela, o Módulo Educacional, e após, manter firme e rigoroso as ações de prevenção, aliados a tecnologia (Câmeras, alarmes, etc) e agentes com o perfil da operação destacados para execução dos trabalhos, rondas diversas (motos, bike, carro, a pé), reuniões mensais com a comunidade e forças de segurança, elaboração do mapa crime e mapa força, trazendo à público o resultado das ações, e o mais importante coibir de forma enfática o crime de tráfico de drogas, que é uma mau que atinge nossa sociedade, da forma mais covarde, que é através de nossas crianças, que crescem sob a prisma da violência, e com casos onde mora e até dentro de casa, com agressores da sociedade como exemplo o caminho para esses será o da criminalidade. 
E para isso não se custa muito, comparado a milhões que são despejados, por projetos pífios, que em nada acrescentam em nossas vidas, 

Pergunto a quem de direito: -Você deixaria seu filho em uma escola dominada pelo tráfico? 

- É nem eu! 

Enquanto isso não mudar teremos que ouvir e ficar quietos quando a diretora falar:

“Quando a policia for embora, quem será por nós (grifo nosso)







GCM CLÁUDIO / LARANJAL PAULISTA / SP

Constituição Federal:

Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.







Nenhum comentário:

Postar um comentário